Antes de assistir a esse filme, seria interessante saber quem foi Lise Marie Jeanette de Baissac, ou simplesmente Lise de Baissac , ou ainda Louise Desfontaines (o codinome mais marcante dela). Nascida em Marselha (11/05/1905 - 29/03/2004) foi uma heroína, atiradora exímia, membro da Resistência francesa e agente especial do SOE (Special Operations Executive) na Segunda Guerra, órgão criado por Churchil.
Em 1944, quando os Aliados planejavam a improvável invasão ao solo francês tomado pelos nazistas, pela costa da Normandia, um geólogo, peça chave do plano, é ferido, hospitalizado, e está prestes a cair em mãos inimigas. Louise é chamada para liderar um plano de resgate, formando uma equipe de mulheres, que rapidamente treinadas se foram à luta, enfrentando todos os riscos que aquilo representava. E ela foi muito criteriosa na seleção. Todas tinham algum motivo para estarem no front, justos ou interesseiros. Com códigos de honra repassados e acordados (e que nem sempre são cumpridos, dependendo da resistência de cada um à dor), saltaram de paraquedas na região ocupada, já abaixo de chumbo. A partir daí seguem o plano, que é conhecido aos poucos, mas com um foco básico: matar o comandante das tropas invasoras.
Louise esteve na ativa até a rendição plena dos nazistas e posterior fim da guerra. Viveu 99 anos para ser reconhecida e homenagear suas companheiras de luta. O filme é de 2008, com o título de Les Femmes de l’ombre (As mulheres da sombra) e começou a ser gestado a partir do obituário de Lise.
Eu tenho uma paixão especial pelo protagonismo feminino na história, em especial nas guerras, uma vez para serem ungidas, em um mundo machista, muito em especial em tempos em que só eram lembradas para cama e cozinha, tinham de ser de uma fortaleza ímpar. Assim como Lise, como Lyudmila Pavlichenko (a sniper russa), como as espiãs de Churchil ou como Kathryn Bolkovac (a informante, na guerra da Bósnia), entre tantas outras.
Vale muito a pena assistir. Destaques para Sophie Marceau (Louise), Moritz Bleibtreu (cel. Heindrich) e Julie Depardieu (Jeanne)
Nenhum comentário:
Postar um comentário