Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

IVANILTON DE SOUZA LIMA

 Apenas dois brasileiros constam no 𝙇𝙖𝙩𝙞𝙣 𝙎𝙤𝙣𝙜𝙬𝙧𝙞𝙩𝙚𝙨 𝙃𝙖𝙡𝙡 𝙤𝙛 𝙁𝙖𝙢𝙚, que é o Hall da Fama de composições latinas. Os únicos dois são: Antônio Carlos Jobim e 𝙄𝙫𝙖𝙣𝙞𝙡𝙩𝙤𝙣 𝙙𝙚 𝙎𝙤𝙪𝙯𝙖 𝙇𝙞𝙢𝙖. Tom Jobim o mundo sabe quem é, universalizou e eternizou uma guria da praia de Ipanema e ganhou um aeroporto para chamar de seu. Já Ivanilton... Mas se falarmos em Michael Sullivan melhora bastante e muitos saberão de quem falamos.. Sullivan é dono de mais de 2000 composições entre obras solo, em dupla com Paulo Massadas e outros tantos parceiros. .

No início da carreira fez parte de bandas como Renato e seus Blue Caps, The Fevers e outras menos votadas. Deixou de ser Ivanilton para se tornar Sullivan por volta de 1976, quando adotou a carreira solo, e fez a trilha sonora de 19 novelas da Globo, no tempo em que isso significava muito. .
É um gênio pernambucano, nascido em Recife, em 1950. Não é muito reconhecido por aqui, talvez porque boa parte de suas composições tenham ganhado o rótulo de "comerciais", ou por não ter fixado um estilo único, escolhido um público alvo, não se sabe. Também porque não é performático e não tem uma imagem midiática.
Sua obra vai da balada em inglês mais torturante e linda, como My life, trilha de O casarão, passando por quase todo o repertório da Xuxa, até o brega menos chique. Além de verdadeiros marcos POP e da MPB como Whisky a Go-Go (Roupa Nova); "Como um dia de domingo" (Gal e Tim) e "Me dê motivo" (Tim). E do outro lado das faixas, é também dono de algumas que arrebentam cotovelos como "Estranha loucura" (Alcione), "Promessas" (Joana), "Deslizes" (Fagner)... Bueno, são mais de duas mil e algumas vale muito a pena ouvir.




Nenhum comentário: