Powered By Blogger

sábado, 14 de abril de 2012

SE VOCÊ FOSSE SINCERA!

Quadro de Guercino

Aurora renovava-se diariamente e cedinho voava al pedo anunciando a nova manhã. Só isso. Mas apesar de viver apenas um lapso de tempo por dia teve quatro maridos e quatro filhos. Uma loucura, presumo. Também presumo que sua grande paixão tenha sido um tal que a raptou e que antes de ser assumido como marido fora seu amante. Tithonus é o cara, cuja paixão fez com que a abobada Aurora fosse a Júpiter implorar pela imortalidade. Júpiter era bonzinho, mas não tinha cintura nenhuma e talvez nem tempo para dar-se conta de que o pedido lhe fora feito por uma mulher cuja carga horária era extremamente apertada. Imaginem levantar de madrugada, avisar a todo mundo a chegada da manhã e dar conta de quatro maridos e quatro filhos? Pois é. Aurora esqueceu de pedir a Júpiter que a vida eterna solicitada fosse acompanhada da juventude.

O cara ainda vive (Júpiter não falha), mas antes de vê-lo coisificado, Aurora, que antes o achava “tudo” deu no pé. Hoje, quando ouvirem o canto de uma cigarra, na verdade um lamento, lá estará o nosso decrépito Tithonus curtindo sua imortalidade. Dizem que Aurora é autora da frase: “que seja imortal enquanto duro”. Pergunte a um grego o que significa Tithonus. Ok, não é fácil achar um grego, então vá ao Google.

O resto da família é bem conhecido. Seus irmãos, Sol e Lua, são mais famosos, de vida mais plena, reinam soberanos e prepotentes no universo. Ah, e Boreal não é sobrenome de casada. É uma homenagem do velho e birrento Galileu à mãe e filho. Bóreas, um deles, representa o vento norte e produz alguns efeitos ópticos noturnos interessantes. Aliás, os outros três também são ventos e representam os outros quadrantes. Assim, quando o Minuano recortar a orelha já se sabe que é travessura de um dos filhos da mãe.

Outra coisa que não sei e me traz curiosidade é saber a qual Aurora quis referir-se o Mario Lago, na famosa marchinha de carnaval. Talvez seja a nossa Aurora, uma vez que a letra fala de sinceridade, o que pode ser traduzido no linguajar romântico como fidelidade. “Se você fosse sincera ô ô ô ô Aurora... Veja só que bom que era ô ô ô ô Aurora. Um lindo apartamento com porteiro e elevador e ar refrigerado para os dias de calor. Madame antes do nome, você teria agora Ô ô ô ô Aurora ...” Ô vidinha mais ou menos, hein seu Mario! E quer sinceridade? Se Tithonus, que além de bonitão deu-lhe um castelo brilhante a beira mar acabou levando um pé na bunda, querias o quê?

Conheci, não lembro quando nem em que circunstância uma mulher chamada Aurora. Não casei com ela (acho) e não lembro de como era, o que me leva a supor que como pessoa e mulher teve significado igual a zero na equação dos meus relacionamentos, que todos sabem não serem de primeiro grau. Há muitas variáveis, incógnitas e coeficientes (como queremos demonstrar). É um nome sonoro, mas não sei se acho bacana, embora os seus significados o sejam. Não chamaria uma filha minha de Aurora e caso alguém me diga “vou te apresentar a Aurora...” a formatação prévia que farei talvez não seja muito promissora. Preconceito total e absoluto assumido. Mas sou obrigado a reconhecer que a cada fevereiro lembro dela.

Saudades de Uruguaiana, lugar de ver a Aurora e os filhos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como cantor,não sei,não,tenho minhas dúvidas!Mas,como escritor,meu amigo,CHEGASTE LÁ.E muito bem.Estou adorando o CASTELO DE GUARDANAPOS!