quarta-feira, 16 de outubro de 2024
DEBRA PAGET - LOVE ME TENDER
SARITA MONTIEL - La violetera
Não sei bem se foi "La violetera" que catapultou sua carreira. Como cantora, ela já era um fenômeno no final dos anos 50. E linda, muito linda!
VIRNA LISI
A morte de uma estrela mexe com o universo. Cria o tal buraco negro, circundado por uma energia cósmica chamada de ponto de não retorno, que suga tudo para seu núcleo. Nessa fronteira teórica, sumidouro espacial, mergulhamos todos, súditos inconformados, com a morte de Virna Lisi.
MATA HARI
A primeira Mata Hari foi levada para o cinema em 1927, pela famosa (?) Magda Sonja, uma atriz austríaca que teria feito laboratório para compor a personagem em sua própria atividade, já que era do ramo. Nunca tinha ouvido falar nela até me interessar pela personagem enigmática, que fez história na primeira guerra mundial como teúda e manteúda dos generais e, supostamente, espiã ambidestra. Foi sob essa acusação e identificada como sendo a agente "H21", criada pela paranoia até que justificada pelos cagaços bélicos, que enfrentou o pelotão de fuzilamento em 1917, aos 41 aninhos.
HEDY LAMARR E MAE WEST
AVA GARDNER
Ava Gardner é uma entidade. Uma esfinge. O animal Jean Cocteau a classificou como “o animal mais lindo do mundo”. Já Hemingway, que proibiu a criadagem de trocar a água da piscina em que ela nadou pelada, foi mais sutil: "Ava é a essência da feminilidade que mulheres, em geral, não sabem passar para os homens”. Ava não negociava muito, quando gostava, botava o buçal e firmava as rédeas.
ÂNSIA DE AMAR
Ann-Margret Olsson. Sueca, linda, bailarina, atriz extremamente talentosa, com uma filmografia extensa. Tinha a sensualidade como marca registrada, espalhada em um universo de 1,60m, que contemplava olhos, boca, voz e sua farta cabeleira ruiva... Que, a bem da verdade era morena, mas isso só os íntimos souberam.
TARAS BULBA
Christine Kaufmann quase se consagrou como a princesa Natalia Dubrov, em Taras Bulba., quando contracenou com o então queridinho de Hollywood Tony Curtis. Depois foi para prorrogação e pênaltis com ele, que tinha acabado com mais um dos dois casamentos mal resolvidos com Janet Leigh. Na época ela tinha 18 aninhos.
Suzzane Pleschette tinha o olhar dúbio. Ora sorvete de pistache quando terno, ora bomba de rúcula quando enfezado. Mas abstraindo doçuras e hortaliças tinha olhos incríveis. Uma versão juvenil de Liz Taylor. Tinha uma carinha angelical, que dava os ares daquela namoradinha platônica do colégio das irmãs, contrariando o timbre de voz grave, que a mantinha longe de papeis mais ternos.
terça-feira, 15 de outubro de 2024
𝐔𝐌 𝐏𝐎𝐑𝐓𝐎 𝐒𝐄𝐆𝐔𝐑𝐎
Southport, uma cidadezinha de menos de 3000 habitantes na Carolina do Note, definitivamente é um lugar para se esconder. Foi o que a linda Katie pensou. Ela que, fugida da ´policia e do marido, com o agravante de que ele era ambos, precisava sumir do mapa.
UM LUGAR CHAMADO NOTTING HILL
A
Antes de ser uma comédia romântica é um romance. Um romance sem traumas. Apenas com a dificuldade de um abostado não saber lidar como tamanho midiático da mocinha. Mas disso eu entendo muito bem. Também não soube lidar com a fama da Michelle. Como comédia romântica é do padrão de outra estrelada pela Julinha Roberts, Uma linda mulher, e tão boa quanto.
segunda-feira, 14 de outubro de 2024
COMER, REZAR E AMAR
PS Tentei achar uma amiga que, ao se separar, tenha passado a comer como um Assessor Operacional de Edificações, popular servente de obras, e que não estivesse nem aí para a balança. Amanhã continuo.
JULES & JIM - Uma mulher para dois
Há duas verdades desnudadas nesta obra:
1) Lealdade e fidelidade são palavras gêmeas, porém bivitelinas, a mercê do caráter dos envolvidos;
2) O trisal não nasceu em Tocantins.
𝐃𝐄𝐒𝐓𝐈𝐍𝐎𝐒 𝐂𝐑𝐔𝐙𝐀𝐃𝐎𝐒
9 1/2 SEMANAS DE AMOR
𝙆𝙞𝙢 𝘽𝙖𝙨𝙞𝙣𝙜𝙚𝙧 é um "assemblage". Tem na sua composição genética ascendência alemã, irlandesa e sueca, e fecha com notas de índia cherokee. O maravilhoso resultado disso a gente viu nos anos 80: corpo, aroma, buquê... E talento sedutor.
GANDHI
Candice Bergen é uma Monalisa pós-moderna. Aquela ameaça de sorriso construído pelo talento de Da Vinci, e passado para o metro do tempo como enigmático, é fichinha perto desse que a loira nos proporciona. Enigmático, lindo e claro como uma manhã de abril. A boca dessa moça parece estar sempre entre parênteses. E parêntese a gente sabe, envolve um contexto de muito valor.
CYRANO
Hector Savinien de Cyrano de Bergerac (1619-1655) é um personagem fascinante história literária francesa. Tanto pelo que criou, como pelas lendas que o acompanham.
𝐑𝐎𝐍𝐈𝐍