"Casablanca", de 1942, não é apenas uma obra magnífica por ser rico em frases que se eternizaram. Também não ficou famosa pela música que, se nunca saiu da cabeça de um renegado como o Rick Blaine, proprietário do "Café Rick" (café de fachada), como haveria de sair da nossa? Por fim, não é porque tem uma musa como Ingrid Bergman, contracenando com aquele que foi eleito pelo Instituto Americano do Cinema como o maior ator de todos os tempos, o feioso Humphrey Bogard. Não é por nada disso individualmente, que vamos colocar esse filme na cinemateca dos sonhos. É mais. Casablanca é um filme rico por tudo isso junto.
sexta-feira, 11 de outubro de 2024
CASABLANCA
"𝐂𝐇𝐋𝐎𝐄 - 𝐎 𝐏𝐑𝐄Ç𝐎 𝐃𝐀 𝐓𝐑𝐀𝐈ÇÃ𝐎"
𝗔 Ú𝗟𝗧𝗜𝗠𝗔 𝗖𝗔𝗥𝗧𝗔 𝗗𝗘 𝗔𝗠𝗢𝗥"
Muitos viventes dos anos 60/70 que se arriscaram nas escritas, começaram escrevendo em guardanapos. Um guardanapo, uma Bic emprestada do garçom, um chope e um prato de fritas frias, cenário perfeito para a catarse.
"𝐎 Á𝐋𝐁𝐔𝐌 𝐃𝐄 𝐌𝐄𝐌Ó𝐑𝐈𝐀𝐒"
SCARFACE
Al Pacino havia torcido o nariz para Michelle Pfeiffer, quando a viu ser indicada para o papel da cheirada Elvira Hancock, mulher do Tony Montana, em Scarface. As preferidas eram muitas, todas já consagradas e Michelle era uma neófita. Tinha tido uma pequena relevância em "Grease 2..." um ano antes, enquanto que ele já era "seu" Al Pacino. Mas valeu a força do produtor Martin Bregman e ela surgiu como um cometa nesse filme. Meio anjo, meio demônio... Maravilhosamente fútil.
A HISTÓRIA DE NÓS DOIS
A HISTÓRIA DE NÓS DOIS
CONSEQUÊNCIAS
Assisti a "Consequências" (The aftermath) duas vezes em uma semana. Precisava ter certeza de que tinha gostado. Gostei e recomendo. Nada de extraordinário.
E O VENTO LEVOU ...
"E o vento levou" é uma obra quase artesanal e de fôlego. 60.000 metros de celuloide e 28 horas de gravação, de janeiro a julho de 1939, que levaram à tela o premiado livro de 1.037 páginas de Margaret Mitchel.
DOUTOR ZHIVAGO
PERDAS E DANOS
Assisti no início dos anos 90, quando foi lançado por aqui. E gostei. Mais de Juliette Binoche, não só pelos motivos óbvios, mas pelo que representa como atriz. Em especial nesse filme, ela só precisaria do olhar para interpretar.
A UM PASSO DA ETERNIDADE
HOUVE UMA VEZ UM VERÃO
CAMILE CLAUDELL
SABRINA
Julia Ormond é linda. Um morenaço, com notas de Julliete Binoche, destinada a fazer filmes em que é disputada por irmãos, parentes ou amigos. Ela é a pupila do olho a ser furado.
"𝗟𝗘𝗡𝗗𝗔𝗦 𝗗𝗔 𝗣𝗔𝗜𝗫Ã𝗢"
É um filme de época, com uma fotografia de tirar o fôlego justamente premiada e um bom elenco. Para o meu gosto, uma das melhores atuações do Brad Pitt (Tristan), e mais uma aula do mestre Anthony Hopkins.
𝐍𝐀𝐒 𝐏𝐑𝐎𝐅𝐔𝐍𝐃𝐄𝐙𝐀𝐒 𝐃O 𝐌𝐀𝐑 𝐒𝐄𝐌 𝐅𝐈𝐌
NOSSO AMOR DE ONTEM
FUNNY GIRL
Certa vez jogávamos papo fora sobre cinema e suas vidas paralelas. A pergunta era "se tivesses que escolher um ator ou atriz para conhecer, quem seria teu escolhido?" Pela minha mente passaram todas as musas, carregando meus pensamentos imundos. "Barbra Streisand", falei para a surpresa dos amigos mais antigos, que conheceram a minha coleção de pôsteres do banheiro.
AS PONTES DE MADISON
No rescaldo do grande e dourado colapso gravitacional hollywoodiano, ainda há estrelas ativas entre nós. Por exemplo: Clint Eastwood (91) e Meryl Strep (72).