Powered By Blogger

sábado, 12 de outubro de 2024

A PONTE DO RIO KWAI


Durante a II Guerra, o Japão decidiu construir uma ferrovia no meio da floresta, para ligar a Birmânia a Tailândia. Um dos trechos mais acidentados era a região do rio Kwai que exigia uma ponte. Os cálculos da época estimavam perto de dez anos, mas não havia tempo para esperar. E havia muita mão de obra, fornecida pelo sem número de prisioneiros americanos, mais o seu próprio contingente militar. Assim, em três anos deram conta do primeiro serviço, que foi a construção, e cinco minutos para o segundo serviço, que foi a explosão.

A obra macabra consumiu a vida de mais de quinze mil soldados americanos, em função das condições insalubres, doenças e tratamento escravo. Sir Alex Guiness, monumental no papel do fleumático coronel britânico Nicholson, comandou a obra. Guiness recebeu o Oscar, mas por sua postura de seriedade, liderança, ética e convicção hierárquica virou referência para o mundo pós-guerra.
"A ponte do rio Kwai", filme baseado em fatos reais, recebeu sete Óscares e colocou a Tailândia e o Sri Lanka´, onde terminou de ser rodado, no radar turístico do mundo, face as espetaculares paisagens silvestres. A obra, depois da guerra, foi reconstruída mantendo parte da construção original.
Baita filme. Inesquecível trilha sonora e atuação do Guiness. Revê-lo me fez voltar a um antigo hábito: assoviar.

Nenhum comentário: