Powered By Blogger

sábado, 12 de outubro de 2024

A SNIPER RUSSA


𝐋𝐲𝐮𝐝𝐦𝐢𝐥𝐚 𝐌𝐢𝐤𝐡𝐚𝐢𝐥𝐨𝐯𝐧𝐚 𝐏𝐚𝐯𝐥𝐢𝐜𝐡𝐞𝐧𝐤𝐨 foi uma sniper soviética, que durante a segunda grande guerra, conforme estatísticas, teria abatido perto de meio milhão de nazistas. Era de tal forma letal, chamada de "𝐀 𝐝𝐚𝐦𝐚 𝐝𝐚 𝐦𝐨𝐫𝐭𝐞", que o III Reich deu ordens expressas para eliminá-la. Porém, parte do resultado dessas ordens acabaram na estatística citada acima.

Pavlichenko juntou-se ao exército ainda quando estudante, aos 24 anos, conquistando espaço entre o homerio por suas habilidades. Foi tão aclamada entre os Aliados, que se tornou a primeira mulher russa a se hospedar na Casa Branca. Além disso, conquistou a amizade e a admiração de uma das mulheres mais poderosas do ocidente, à época, a primeira dama dos EUA Eleanor Roosevelt.
Pavlachenko era ucraniana, nascida aos arredores de Kiev, mas foi honrada e tornada heroína russa. Descansa desde de 1974, no Cemitério Novodevichy em Moscou. Que Putin e Zelensky não briguem também por esse espólio.
"A sniper russa", ou "A Batalha de Sevastopol" é um filme de 2015, que conta pedaços da vida dessa heroína. É intenso, duro e cruel, mas é a guerra, e vista pelas trincheiras geladas da Rússia. Portanto, não espere a emoção que encontraria em uma versão latina. O desempenho da linda e talentosa protagonista 𝐘𝐮𝐥𝐢𝐚 𝐏𝐞𝐫𝐞𝐬𝐢𝐥𝐝, porém, é magistral, convence e comove.
Para quem gosta de filmes baseados em personagens reais da nossa trágica história, e não for muito exigente quanto aos aspectos técnicos, recomendo.

Nenhum comentário: