Powered By Blogger

sábado, 12 de outubro de 2024

A SOMBRA DE UM GIGANTE


David Daniel “Mickey Marcus” foi o que se pode chamar de herói de duas pátrias. Americano pobre de origem judia, por sua inteligência superior e coragem, foi um dos gênios militares americanos que definiu estratégias fundamentais para a vitória dos aliados na Segunda Guerra. Depois disso, também tornou-se herói judeu, quando voluntariamente, e contra a vontade de seus superiores e de sua família, dedicou-se a libertar o povo de seus pais durante a guerra árabe/israelita. Desafortunadamente, foi morto por engano pelo fogo amigo aos 47 anos. Ben-Gurion assim definiu o "gigante": "Ele era o melhor homem que tínhamos".

Em sua lápide em West Point diz: " David Marcus - um soldado para toda a humanidade".
A biografia do coronel Mickey Marcus é algo de extraordinário, como extraordinário foi o filme realizado em 1966, dirigido por Melville Shavelson, que conta um pouco de sua passagem, e que recebeu o título à altura do seu mote: “A SOMBRA DE UM GIGANTE”.
O filme conta com Kirk Douglas, Frank Sinatra, Yul Brynner, o machão John Wayne (que na vida real tinha o nome de Marion, imaginem!), a charmosa Angie Dickinson e a maravilhosa, divina, dona de uma das bocas mais sensuais de Hollywood, a austríaca Senta Berger. Ao conhecer a ativista Magda (Berger), o coronel percebeu que é mais fácil enfrentar bombas e ogivas, uma vez que isso depende de um cérebro treinado para desenvolver estratégias e táticas militares. Já quando depende do coração...
Imperdível! Vejam e o filme e procurem a biografia de “Michael Stone” (nome camuflado do Marcus quando chegou a Palestina em 1948)

Nenhum comentário: