Powered By Blogger

sábado, 12 de outubro de 2024

UM HOMEM, UMA MULHER


 "𝙪𝙢 𝙜𝙧𝙖𝙣𝙙𝙚 𝙖𝙢𝙤𝙧 𝙣ã𝙤 𝙧𝙚𝙣𝙖𝙨𝙘𝙚. 𝙊𝙪 𝙚𝙡𝙚 𝙣ã𝙤 𝙢𝙤𝙧𝙧𝙚, 𝙤𝙪 𝙣𝙪𝙣𝙘𝙖 𝙛𝙤𝙞 𝙜𝙧𝙖𝙣𝙙𝙚".jp

"Um homem, uma mulher" é um filme muito marcante, seja pela beleza, seja pelo sentimento que ultrapassa tela, e que se manteve pulsante para sempre. Tinha tudo para ser modelo de história de amor com final feliz.
Inicialmente carregada de traumas e dúvidas, a história foca duas almas machucadas; dois viúvos, que vão se encontrando aos poucos, consolando-se e lutando contra a força de duras lembranças de perdas recentes, e que parecem barreiras intransponíveis. O filme recebeu duas outras versões, a fim de, teoricamente, corrigir os erros do destino. Uma tentativa de sequência em 1986, vinte anos depois, ainda sob a regência da paixão, e que não deu certo. A outra versão é de 2019. Essa com o fogo brando da terceira idade, que traz o reencontro dos dois, 50 anos depois. Nesta, penso que apenas para realimentar a saudade e tentar saber porque não se deixaram tomar pelo amor que sentiam.
O último filme chama-se "Os melhores anos de uma vida", que ainda não vi, mas já lacrimejo, muito pelo paradoxo temporal frustrado. Era para ter sido, mas não foi; pôde ser corrigido, mas também não foi... Uma hora dessas a gente vai descobrir por quê, aqui ou no andar de cima. Como aqueles que não vivemos e sabemos muito bem quais são. Nem os produtores se conformam com o destino paralelo dos personagens.
Desempenho irretocável dos protagonistas Anne Gauthier, vivida pela linda Anouk Aimée e Jean-Louis Duroc, protagonista homônimo do ator Trintignant. Dois atores carismáticos, talentosos, e de uma química extraordinária.
Francis Lai assina a trilha sonora aliciadora, que embalava muitos momentos especiais nos anos 70, pra quem teve a felicidade de viver por lá. Lembro que os bailes da Arquitetura da URGS terminavam lá pelas 04:00. Às 03:45, um conjunto da época tocava essa música. Era a última cartada ou a saída seria a Redenção.
Perdão, para quem não sabe sobre o que estou falando.
Filme lindo! Vale a pena rever.


Nenhum comentário: