Assisti a "Tender Is the Night" na primeira vez um pouco contrariado. Ainda estava viuvando do casal Drª Han Suyin (Jennifer Jones) e Mark Elliott (William Holden), de "Suplício de uma saudade". Portanto, não me conformei com a presença do Jason Robards, ao lado da Jen, Mas este, na qualidade de borracho e quase gigolô, manda muito bem,
sábado, 12 de outubro de 2024
SUAVE É A NOITE
𝐀 𝐏𝐑𝐈𝐌𝐄𝐈𝐑𝐀 𝐍𝐎𝐈𝐓𝐄 𝐃𝐄 𝐔𝐌 𝐇𝐎𝐌𝐄𝐌
sexta-feira, 11 de outubro de 2024
𝐌𝐀𝐌𝐌𝐀 𝐌𝐈𝐀
Não gosto de musicais. Acho que eles não foram feitos para a tela e sim para o palco. Mas é só o que eu acho e nem quero estar com a razão. A verdade é que tenho sede de história bem contada.
MOULIN ROUGE
Não sou fã do gênero, mas além de "Hair", muito mais pelo que representou do que pela obra em si, "Moulin Rouge - amor em vermelho", talvez seja o outro musical que eu realmente gosto e vez por outra revejo. Dos outros dançantes da década de 70, como os de Olivia e Travolta, só as músicas. Não me ocorrem outros.
CASABLANCA
"Casablanca", de 1942, não é apenas uma obra magnífica por ser rico em frases que se eternizaram. Também não ficou famosa pela música que, se nunca saiu da cabeça de um renegado como o Rick Blaine, proprietário do "Café Rick" (café de fachada), como haveria de sair da nossa? Por fim, não é porque tem uma musa como Ingrid Bergman, contracenando com aquele que foi eleito pelo Instituto Americano do Cinema como o maior ator de todos os tempos, o feioso Humphrey Bogard. Não é por nada disso individualmente, que vamos colocar esse filme na cinemateca dos sonhos. É mais. Casablanca é um filme rico por tudo isso junto.
"𝐂𝐇𝐋𝐎𝐄 - 𝐎 𝐏𝐑𝐄Ç𝐎 𝐃𝐀 𝐓𝐑𝐀𝐈ÇÃ𝐎"
𝗔 Ú𝗟𝗧𝗜𝗠𝗔 𝗖𝗔𝗥𝗧𝗔 𝗗𝗘 𝗔𝗠𝗢𝗥"
Muitos viventes dos anos 60/70 que se arriscaram nas escritas, começaram escrevendo em guardanapos. Um guardanapo, uma Bic emprestada do garçon, um chope e um prato de fritas frias, cenário perfeito para a catarse.
"𝐎 Á𝐋𝐁𝐔𝐌 𝐃𝐄 𝐌𝐄𝐌Ó𝐑𝐈𝐀𝐒"
SCARFACE
Al Pacino havia torcido o nariz para Michelle Pfeiffer, quando a viu ser indicada para o papel da cheirada Elvira Hancock, mulher do Tony Montana, em Scarface. As preferidas eram muitas, todas já consagradas e Michelle era uma neófita. Tinha tido uma pequena relevância em "Grease 2..." um ano antes, enquanto que ele já era "seu" Al Pacino. Mas valeu a força do produtor Martin Bregman e ela surgiu como um cometa nesse filme. Meio anjo, meio demônio... Maravilhosamente fútil.
A HISTÓRIA DE NÓS DOIS
A HISTÓRIA DE NÓS DOIS
CONSEQUÊNCIAS
Assisti a "Consequências" (The aftermath) duas vezes em uma semana. Precisava ter certeza de que tinha gostado. Gostei e recomendo, mas nada de extraordinário.
E O VENTO LEVOU ...
"E o vento levou" é uma obra quase artesanal e de fôlego. 60.000 metros de celuloide e 28 horas de gravação, de janeiro a julho de 1939, que levaram à tela o premiado livro de 1.037 páginas de Margaret Mitchel.
DOUTOR ZHIVAGO
PERDAS E DANOS
Assisti no início dos anos 90, quando foi lançado por aqui. E gostei. Mais de Juliette Binoche, não só pelos motivos óbvios, mas pelo que representa como atriz. Em especial nesse filme, ela só precisaria do olhar para interpretar.