Anna Maria Pierangeli, ou só Pier Angeli para nós íntimos, teve uma vida atribulada. Muito parecida, cheia de coincidências com a outra baixinha contemporânea Natalie Wood. Ambas lutaram a vida inteira contra seus próprios demônios e foram mortas, ainda jovens, por eles. Também tiveram um rolo com Kirk Douglas, que não deu certo, depois um rolo com James Dean, que também não deu certo, e com este, por implicância de suas mães! Dean não agradava as sogras.
segunda-feira, 14 de outubro de 2024
MARCADO PELA SARJETA
BUTCH CASSIDY AND SUNDANCE KID
Um elenco que conta com Robert Redford, Paul Newmann e Katharine Ross do lado da turma da zona norte, fica difícil não torcer para os bandidos.
AUDREY KATHLEEN RUSTON
Tributo a uma deusa
2 CORAÇÕES
Jorge Bacardi morreu em 2020. Era um dos diretores, herdeiro da grande indústria de rum caribenho Bacardi, expulsa de Cuba em 1959 pela revolução castrista.,
domingo, 13 de outubro de 2024
A FAMÍLIA
Mesmo rodeado dos inóspitos franceses, eles conseguiram, de início, levar as coisas na boa. Porém, contrariedades trazem gosto de sangue para quem resolve as coisas da forma como resolvem os mafiosos e seus anexos consanguíneos. Concomitantemente, suas antigas relações das trevas sociais os localizam e aí o bicho pega. E passam a dar trabalho também para o agente do FBI Stansfield (Tommy Lee Jones) responsável pela condicional.
Maggie Blake, a matriarca mafiosa é ELA, sobre quem não estou falando nada, porque resolvi dar um descanso aos adjetivos. Porém, cada vez que ela interpreta uma vilã, me faz torcer ardentemente para o mal.
"A Família" é um bom filme para um sábado qualquer. Uma sátira inteligente, humor acidíssimo e cheio de ações e reações
GILDA
Hollywoodianos costumavam definir a senhorita Margarita Carmen Cansino, que atormentava os nossos sonhos sendo Rita Hayworth, como a atriz mais bonita da fase de ouro do cinema. Por mim, ela e outras do mesmo naipe estavam acima dessas medidas triviais. Enfim... Plástica e talento à parte, Rita era também dançarina de flamenco, o que por si só já provoca um tipo selvagem de sedução.
AS BRUXAS DE EASTWICK
Nunca deixe uma mulher entediada. É uma regra que todo homem deve aprender. Quanto a praticar... Caso não queira se incomodar, não só pratique como esteja sempre em constante aprendizado. Ou vai perceber, mais cedo ou mais tarde, que a oficina do diabo é jardim de infância.
AMARGO REGRESSO
Jon Voight é, ou foi, um grande ator. Mas em determinado momento foi ofuscado pelo bocão-peitão-olhão da filha, e parece ter se contentado em apenas ser rico.
ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE
“As pessoas me dizem: 'ela tem tudo!'. Eu respondo: 'eu não tenho o amanhã.” Elizabeth Taylor
"Ter ou não ter, eis a questão", também poderia ter reflexionado Hamlet. Sim, Liz teve tudo. Uma beleza extraordinária, uma carreira invejável, todos os maridos que quis ter, inclusive o mesmo duas vezes. e diamantes, muitos diamantes. E foi feliz e solidária em seus últimos anos. Quanto ao amanhã que dizia não ter, apenas o verbo é outro, é o do Hamlet. Mitos sempre "serão" o amanhã."Assim Caminha a Humanidade" é o filme. Liz divide a cena do Texas com Rock Hudson e o meteórico James Dean, em sua última aparição em tela. Morreu antes de ver o filme concluído.
Tudo gira em torno de uma família texana, comandada por Bick (Hudson), de um humilde lindeiro e serviçal Jett (Dean), e da esposa Leslie (Taylor). A história é fantástica, recheada de sentimentos adversos de amor e ódio. Preconceitos tratados de forma real e crua, com fotografia, figurino e uma baita trilha sonora. Jett, além de todos os homens que apreciam cerveja, apaixona-se pela Leslie, mas ao contrario de mim, que me contentava em olhar, partiu para a ignorância. Não levou.
Acabou herdando um pedaço de terra da falecida e venenosa irmã de Bick e enriqueceu explorando petróleo. E em se tornando rico, houve por bem novamente tentar furar os olhos do marido afortunado. De novo não levou. Então, ele que já “bebia todas”, foi domiciliar-se em definitivo na garrafa.
Nesse filme o olhar da Liz estava uma estupidez. Talvez porque o início da produção tenha ocorrido pouco depois dela ter se tornado mãe pela primeira vez e a maternidade tenha conseguido dar ainda mais luminosidade à luz; o céu tenha perdido para sempre as nuvens, e Atlântico e Pacífico tenham se dessalinizado e sublimado nas tonalidades de azul, violeta e verde. E que me perdoe a finada pelas modestíssimas comparações.
Assim caminha a humanidade, com passo de formiga e sem vontade, como diz o outro.
𝑺𝑯𝑨𝑹𝑷𝑬𝑹 - 𝑼𝑴𝑨 𝑽𝑰𝑫𝑨 𝑫𝑬 𝑻𝑹𝑨𝑷𝑨Ç𝑨𝑺
Há uma sentença atribuída a Edgar Allan Poe que é a seguinte: 𝙉ã𝙤 𝙖𝙘𝙧𝙚𝙙𝙞𝙩𝙚 𝙚𝙢 𝙣𝙖𝙙𝙖 𝙙𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙫𝙤𝙘ê 𝙤𝙪𝙫𝙚 𝙚 𝙚𝙢 𝙢𝙚𝙩𝙖𝙙𝙚 𝙙𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙫𝙤𝙘ê 𝙫ê. Pois "Sharper..." dá sentido a essa frase. O filme traz a maravilhosa Julianne Moore no comando da matilha, o romeno Sebastian Stan em um papel desenhado para ele, acompanhados por uma periferia competente.
O título meio que sugere uma comédia, mas não é. É um roteiro tenso, muito bem amarrado, que vence as dificuldades de transição de vida dos personagens com quadros biográficos. Há mistérios e viradas do início ao fim. Inicia com um prelúdio fofo/social entre o pobre e a mais pobre, mas não é nada disso, ou não é bem isso, ou, sei lá, talvez seja. Ou não, como diria o Caetano.
As mensagens nada subliminares do filme nos dizem em primeiro lugar, e a mais velha delas, que não há crime perfeito; que segredos que envolvem posses, sejam elas materiais, sejam afetivas, não se sustentam, porque acabando cedendo à ambição pelo controle. E que cachorro comedor de ovelha., só matando, como se diz nas casas.
Enfim, não há como falar muito sobre esse filme sem deixar rastros que acabariam estragando as surpresas que são muitas. Portanto, me reservo a apenas indicá-lo.
O filme é novo e bom.
sábado, 12 de outubro de 2024
O PODEROSO CHEFÃO
Francis Ford Coppola era um novato quando assumiu a bronca de levar à tela o livro de Mario Puzzo. Novato e com algumas convicções que contrariavam os produtores, tipo: não queriam saber do encrenqueiro Marlon Brando (que imortalizou Don Vito Corleone), muito menos do desconhecido Al Pacino, o filho que substituiria o pai no comando da família. Testaram muita gente, mas acabou prevalecendo a vontade do diretor e o resultado foi o que todo mundo viu.
A SOMBRA DE UM GIGANTE
David Daniel “Mickey Marcus” foi o que se pode chamar de herói de duas pátrias. Americano pobre de origem judia, por sua inteligência superior e coragem, foi um dos gênios militares americanos que definiu estratégias fundamentais para a vitória dos aliados na Segunda Guerra. Depois disso, também tornou-se herói judeu, quando voluntariamente, e contra a vontade de seus superiores e de sua família, dedicou-se a libertar o povo de seus pais durante a guerra árabe/israelita. Desafortunadamente, foi morto por engano pelo fogo amigo aos 47 anos. Ben-Gurion assim definiu o "gigante": "Ele era o melhor homem que tínhamos".
TOP GUN
Em solidariedade à Kelly McGillis pensei em não assistir o revival de "Top gun", mas enfim, não resisti. Paradoxos temporais são sedutores demais.
𝗪𝗜𝗭𝗔𝗥𝗗 𝗢𝗙 .𝗟𝗜𝗘𝗦 (O mago das mentiras)
𝗕𝗲𝗿𝗻𝗮𝗿𝗱 𝗟𝗮𝘄𝗿𝗲𝗻𝗰𝗲 𝗠𝗮𝗱𝗼𝗳𝗳 foi um gênio. Do mal, mas um gênio. Segundo Wall Street Journal é dele a maior fraude imposta ao sistema financeiro americano, com respingos em várias partes do mundo. Algo em torno de U$65bilhóes.
A SNIPER RUSSA
𝐋𝐲𝐮𝐝𝐦𝐢𝐥𝐚 𝐌𝐢𝐤𝐡𝐚𝐢𝐥𝐨𝐯𝐧𝐚 𝐏𝐚𝐯𝐥𝐢𝐜𝐡𝐞𝐧𝐤𝐨 foi uma sniper soviética, que durante a segunda grande guerra, conforme estatísticas, teria abatido perto de meio milhão de nazistas. Era de tal forma letal, chamada de "𝐀 𝐝𝐚𝐦𝐚 𝐝𝐚 𝐦𝐨𝐫𝐭𝐞", que o III Reich deu ordens expressas para eliminá-la. Porém, parte do resultado dessas ordens acabaram na estatística citada acima.