terça-feira, 28 de maio de 2019
O ADEUS
Jair Portela, Filho de Ramão e Ernestina Portella, pai de Juliano, Brunno, Gabrielli e Igor,
sábado, 25 de maio de 2019
DANÇA
Não creditado o autor da arte por desconhecido
Passos de folhas
Na valsa do vento...
Pares não sentam
Jair Portela, Filho de Ramão e Ernestina Portella, pai de Juliano, Brunno, Gabrielli e Igor,
O TROCO
Jair Portela, Filho de Ramão e Ernestina Portella, pai de Juliano, Brunno, Gabrielli e Igor,
terça-feira, 24 de julho de 2018
LEVANTA-TE E ANDA
quer nos confortar.
Lá, se sentirmos a vida (eu chamo de vida a vontade imorredoura de viver) escorrendo preguiçosamente por entre os dedos, ainda não murchos, mas deliberadamente inertes, e essa letargia conseguir trazer um pouco de alivio ou prazer, por mórbido, significa que enfim, morremos. Apenas que por tanta preguiça esquecemo-nos de deitar, e por assim não nos decidirmos, nossos queridos ainda não choram por nós. Mas como sofrem!
Lá, se sentirmos a vida (eu chamo de vida a vontade imorredoura de viver) escorrendo preguiçosamente por entre os dedos, ainda não murchos, mas deliberadamente inertes, e essa letargia conseguir trazer um pouco de alivio ou prazer, por mórbido, significa que enfim, morremos. Apenas que por tanta preguiça esquecemo-nos de deitar, e por assim não nos decidirmos, nossos queridos ainda não choram por nós. Mas como sofrem!
Digo isso por transeunte de uma idade crítica e por ver alguns pares entregando esse tesouro assim, à toa. Porque vejo alguém desistindo, e por querido, fragilizando também seus circundantes. Talvez haja mais alguém num cantinho da sala cuja bronquite tenha escarrado o próprio sorriso, ou que uma recém inaugurada artrite tenha entrevado a cintura, as juntas e o olhar, tirando de vez a vontade de dançar ou de apenas retribuir um afetuoso abraço. Há por perto alguém cujas rugas, ainda em formação, tenham sulcado também a esperança, e o crítico olhar do espelho a tenha feito perder o bom costume de sonhar.
Por fim há por ai mais alguém, cuja visão tenha ficado curta e esteja impedindo de perceber que os olhos apenas retratam, mas as imagens ainda são reveladas no laboratório fino da alma e que a resolução depende de como essa interface, olhos/alma é trabalhada.
A nossa vida não é “a nossa vida” e sim a resultante de uma convergência de afetos ou falta deles, mas nunca um conjunto vazio; é, pois, dos que um dia floresceram conosco e hoje meio murcham solidários; daqueles que vimos sair de nós, homens e mulheres paridos e formatados no melhor do nosso carinho, hoje parindo novas vidas que nos estimulam a continuar vivendo com o fôlego do carinho original. Se verdadeiramente pudermos sentir isso e acreditarmos que somos centro não apenas de dor, mas de geração de afetos, então há vida para viver e quem se foi, deliberadamente ou não, há de perder a melhor parte.
Amanhã, quando o sol levantar para reinar sobre o universo, não pense duas vezes, apenas siga o exemplo dele. Levante-se e reine.
A nossa vida não é “a nossa vida” e sim a resultante de uma convergência de afetos ou falta deles, mas nunca um conjunto vazio; é, pois, dos que um dia floresceram conosco e hoje meio murcham solidários; daqueles que vimos sair de nós, homens e mulheres paridos e formatados no melhor do nosso carinho, hoje parindo novas vidas que nos estimulam a continuar vivendo com o fôlego do carinho original. Se verdadeiramente pudermos sentir isso e acreditarmos que somos centro não apenas de dor, mas de geração de afetos, então há vida para viver e quem se foi, deliberadamente ou não, há de perder a melhor parte.
Amanhã, quando o sol levantar para reinar sobre o universo, não pense duas vezes, apenas siga o exemplo dele. Levante-se e reine.
E que se quebrem os espelhos que não retribuam o seu sorriso, sem medo dos tais sete anos seguintes.
Jair Portela, Filho de Ramão e Ernestina Portella, pai de Juliano, Brunno, Gabrielli e Igor,
sexta-feira, 13 de julho de 2018
Olho a rosa na janela
Texto do livro "Assim como era no princípio"
Ao amigo Orlando
Torres.
Havia uma janela grande de persianas verdes,
recatada. De um lado sonhos, do outro, tocadores de sonhos. Ambos os lados de
luz difusa, porque era noite e ninguém queria ser visto, por circunstâncias
proibitivas... E era sexta-feira.
Por ora bastava um violão, primeira voz e segundas
que não interferissem, uma ou outra rosa roubada para assinar os breves
momentos de poesia. E uma música, que fosse como Modinha, do Sérgio
Bittencourt, um soneto musicado.
Modinha é um paradigma. Quisera eu tê-la escrito,
se não, musicado, ou ao menos cantado em qualquer uma das nossas serenatas de
sextas-feiras. Porque talento não estava no meu pacote, não escrevi, e por
juízo não cantei, mas resmungava seus versos em sintonia com o momento, quase
como um lamento.
Modinha é suave, romântica, entregue, poeticamente
torturada em estrofes juvenis. Rosas e prosas à primeira namorada; um pouco,
quase nada para dizer do amor. É a serenata que Schubert não escreveu, em
versão “morena”.
O mundo que inventou Modinha não está mais por
aqui; mudou de rota, está grosseiro, bestificado; de cores esmaecidas onde
predomina um tom gris entristecido. Andamos por aí, mas quase nunca sem
um objetivo claro e urgente. Não passeamos tanto, seja por pressa ou medo.
Desconfio que não pertencemos mais ao grupo humano que um dia fez de Modinha um
pressuposto filosófico.
Mas não é por Modinha, ou só por ela. É pelo
tempo desconfigurado, de mandíbulas cerradas e cenho franzido, que hoje não se
traduz em versos iguais; não à partitura, mas ao sentimento que a criou. Um
tempo que apenas nos encaramuja em último refúgio, e vive de nos fazer enxergar
vultos medonhos que se realimentam dos espíritos que os produzem.
E porque serenata hoje estaria a embirrar com
códigos sociais, e porque as singelas persianas andam se abrindo em frestas
reprimidas por grades e muros intolerantes.
Mas e então, morremos? Muito, como gente. Mas
se é possível acreditar que três dias depois alguém voltou do plano misterioso,
e até festejamos isso, chegou a nossa vez de ressuscitar. Que olhemos além das
grades das janelas; que troquemos pesadelos por sonhos, ao menos um,
pequenino, que propicie uma terna regressão; que andemos por ai à
toa, quando o sol se finde lento soltando nossa voz, na voz do vento,
despedaçando versos em busca de um perdão... Qualquer perdão, dos tantos que
devemos, mas um em especial, por termos participado da construção desta versão
neo-humana incapaz de ser ingenuamente feliz. Fácil não é, mas tão-somente
estar vivo também não é.
Há vivos, mesmo que poucos ou quase nada, e muito
desconfiados sobre o nosso reativo pensamento sistêmico. Faço parte desta
fração intempestiva de queixosos pela ausência das subjetividades de ontem,
porque lá tínhamos o bom costume de sonhar. E se tínhamos, e porque sabemos do
gosto dos sonhos, também sabemos o bem que nos faria revivê-los
despercebidamente. Não agendados; jamais induzidos como parece ser a única
maneira.
Vez por outra consigo enxergar além das grades,
vejo rosas constrangidas e de perfume reprimido. Lembro-me de um violão e um
círculo de afetos que se deixava perder nos próprios passos para se encontrar
numa canção. E lembro também de um tocador de voz sussurrada incomparável.
“Play it again”, amigo Orlandinho.
Assim como era no princípio.
Jair Portela, Filho de Ramão e Ernestina Portella, pai de Juliano, Brunno, Gabrielli e Igor,
domingo, 17 de junho de 2018
DAS PARTIDAS DOBRADAS
Do livro "Assim como era no princípio"
(Confissão de culpa... entre tangos e malbecs)
Devo ter
concluído meu processo de nascimento depois de adulto. Não faz muito. E logo
que terminei de nascer, fiz o pacto de vida que consagra as relações de
amor. Me prometi o que se promete na igreja em relação à saúde e à
doença; à alegria e à tristeza; à riqueza e à pobreza, até que a morte me
divida nas duas partes conhecidas e me dê o destino final: uma ao pó, de onde
dizem que eu vim, e outra ao éter, para onde dizem que eu vou. Um final de
carreira, sem redundância, à altura de um dependente químico, mas não é o meu
caso.
Autoamado
e respeitado, entendi que não haveria de ter problemas de estima, e desde então
estaria pronto para viver e não ter a vergonha de ser feliz. Mas
sabe, nesta pista de loucas baladas em que nos inseriram sem convite (sequer
pediram a nossa opinião) não há moleza. Às vezes vacilamos e as vezes
duvidamos daquilo que nos ensinaram a acreditar, contando que tenham ensinado.
Dúvida sobre dúvida, até chegarmos à pergunta fatal, estimulada pelo Thomé que
carregamos subjugado latente, que está sempre ali, cutucando nossos vacilos nos
momentos de suspicácia: “mas se o Velho permitiu que botassem pregos nas
mãos do ungido, o que não permitirá que façam comigo?”
Bueno,
bueno. Já duvidei no mínimo três vezes e o galo nem precisou se manifestar.
Fé é um dom, e eu não fui agraciado com ele (Anjos e demônios).
Continuo, no entanto, cabo eleitoral do Mano, desejando que fique aqui onde
alguns dizem que está; ou lá onde dizem outros; ou em todos os lugares onde
dizem os mais otimistas. O importante é que não saia do anonimato, para sua
própria segurança.
Com ou sem
fé; permitindo ou não que os pequenos vacilos criem corpo e me cubram de culpas
e judiarias, sigo a trupe que não quer ser personagem de folhetins apócrifos.
Que venham as histórias absurdas; os contos complexos ou meros espasmos
biográficos. Se forem de doer, deixo que sangrem como letra de tango, porque as
alegrias sempre serão de samba-enredo. Faço parte do grupo que entende
que o pior do baile não é não ter dançado, mas passar pelo salão sem ter sido
percebido. Em algum copo ou canto devem ficar as digitais.
Como ficaram
nos copos, cantos e campos da minha Uruguaiana antiga e nas quebradas da velha
Porto “dos ventos uivantes”. Não devem ser hoje as mesmas que
tanto cansaram meus sapatos; que iluminaram fantasias em mil watts de neon. No
vagar dos anos, as imagens se esmaecem, a luz vai apagando, o povo sumindo, a
noite esfriando... (E agora, Jajá... E agora? Vai, Jajá, vai ser gauche na
vida! Acabo de dar dois “pealos” no Drummond. Desculpe.)
Mas
vou sim... Fui de novo... Andar, assim como era no principio, agora e sempre (e
por todos os séculos dos séculos, amém), curtindo a sensação de esvaziamento de
gavetas, deixando estrelas acesas em pedaços do que pude realizar de mais
precioso. Não haver deixado buracos negros sob tetos foi um desejo impossível
de ser satisfeito. Mas é do enxadrismo da vida e circunstancialidades de almas
inquietas, construtoras de distâncias como a que me deram. Me deixei
andar, por que se não andasse, velhas parceiras como a paz e a alegria poderiam
cansar de esperar. E eu nunca transigi delas; não como busca permanente.
Muitas
vezes pisei no estribo e me fui olhando para trás, a la
cria, desconfiado de perdas. Coisa de quem tem os bolsos do coração
furados. Andar sempre porque tudo anda. Anda o trem, o rio; anda a fila; o
tempo e o avião voam, e até o sol, que mesmo rei, não tem o direito de ficar
parado. E em cada início de passo, uma certeza: a cabeça antes já se
fora. Tudo parte da sustentação do segundo processo do nascimento
autodefinido, que me cobrava continuar sendo amado e respeitado por mim mesmo.
O que
eu soube depois, não muito depois, é que nem sempre as velhas parceiras, paz e
alegria, andam juntas. Às vezes uma delas fica num canto de gaveta mal esvaziada
ou no pó das estrelas deixadas acesas, e vem impiedosamente inundar de luz o
pensamento e arrastar correntes na consciência. O sono se vai, as noites
encompridam e o cansaço abate. Dos tempos insones descobri dois outros
parceiros, que também nem sempre andam juntos: arrependimento e perdão.
Entretanto, nada é mais virtual do que eles. Por acaso alguém se arrepende do
que deu certo, mesmo que para isso tenha pisoteado sobre dores alheias?
Arrependimento é uma espécie de cinismo consternado, infectado de penas
frustradas. E perdão... Deixei por ai setenta vezes sete a serem pedidos! E
quantos ainda irei dever? Mas sempre soube que pedir não conserta
estragos; há causas que são danos emergentes, não se curam. Só se confortam por
ação do tempo e substituição do foco. No mais das vezes, o perdoado faz
de conta que se redime e o ofendido faz de conta que esquece. São placebos
morais. E penso que nada pode ser pior que ouvir após um pedido de perdão “...
mas agora?”. Agora sempre será tarde.
No
metro longo deste andar, juntei os restos que pudessem sustentar os valores
intrínsecos. Percebo cada vez mais o quanto também a vida anda, e depois
de um tempo, com mais pressa. Mas não me abate o fato de que seja finita.
Finais há muito não me perturbam. Tenho uma espécie de remorso prévio do
dia em que isso acontecer. Neste caso, que se tenha cumprido naturalmente
o ciclo das luas e, isto é um apelo: troco qualquer apoteose pelo olhar
complacente dos meus filhos. Que possam perceber, apenas olhando nos meus olhos,
que eles são os únicos e sagrados motivos que me levariam a reescrever a minha
história, caso pudesse. Estão no centro das minhas consternações mais sentidas,
cujos perdões não pedi por imerecidos, e porque acredito nas definições
acima. Mas saibam eles, os meus filhos, que os carrego sempre
comigo, em ambos os lados do peito, dentro e fora. Vá que haja mesmo outras
vidas e outras oportunidades.
Por fim, que
o Velho me leve embora bem lá adiante mesmo, quando as pernas buscarem apoio
sem encontrar e a cabeça tenha perdido todas as suas saudades. Não as perceba
nem entre tangos e malbecs.
Não pense Ele, porém, que
atendendo uma e outra reivindicação deste mutuário estará tudo dentro dos
conformes. Gente como eu só abandona o domicílio muito contrariada.
Não sabemos morrer de bom humor.
Jair Portela, Filho de Ramão e Ernestina Portella, pai de Juliano, Brunno, Gabrielli e Igor,
terça-feira, 27 de fevereiro de 2018
Giant
Do livro “Assim como era no princípio!
O Criador estava em
alfa (ou haveria de ter andado fumando coisas e “viajado”) lá pelo sexto dia,
momento em que sublimou a espécie. Produziu linhas e tonalidades de formas a
consagrar sua mania de perfeição, e simplesmente descartou a fórmula. Por
certo que naquelas horas de fastio e soberba, consolidada a magnífica obra,
garganteou seu bordão à eternidade sobre imagem e semelhança.
Da obra minimizada
restaram céu e mar, em dias de incompreensível tom de azul encravados em lousa
de alabastro, a fomentar e inquietar sonhos juvenis. Serenos, sombreados de
cílios foram ter comigo, certa vez, durante três horas e meia. Flutuei à deriva
sobre aquelas águas translúcidas, que simploriamente os mortais chamavam de
olhos violeta. A época e a idade propiciavam navegar ao limite (que limite?) da
fantasia e produzir roteiros imundos no sono adolescente.
Sonhava com ela, e eu
pergunto: quem não sonhava com Elizabeth Taylor? Ok. Tem gente que
sonhava com o Rock Hudson, como a própria Liz, que soube depois e para sua
decepção, tratar-se de alguém da “irmandade”. Pobre Rock, que anjos varões o
tenham (*)
Giant é o titulo original do longa metragem Assim Caminha a
Humanidade. Sem redundância, gigantesca produção dos anos cinquenta
estrelada pelos dois bonitões acima, e a terceira e última aparição em tela do
meteórico James Dean, que nem chegou a ver o filme concluído. Morreu antes.
(Sobre este, teria dito o feioso Humphrey Bogart, dolorido com o sucesso post
morten do colega: ‘’a melhor coisa que aconteceu a ele foi ter
morrido cedo’’).
A história gira em
torno de uma família texana tradicional comandada pelo Bick (Hudson),
de um humilde empregado Jett (Dean), e uma esposa Leslie (Taylor)
que foi ‘’achada’’ pelo futuro marido após uma viagem de negócios. Foi comprar
cavalos, imaginem. A história é fantástica, recheada de sentimentos adversos:
amor, ódio, preconceitos, com fotografia, figurino e música maravilhosos, tendo
recebido dez indicações ao Oscar (levou um, secundário). Jett, além
de mim e todos os homens que apreciam cerveja, apaixonou-se pela Leslie,
mas não levou, e por isso foi para a porrada com o marido afortunado. O
Inconformado Jett, entretanto, enriqueceu quando tratou de
subverter a ordem da terra, vigente até então, (terra que estranhamente herdara
da invejosa irmã do Bick,
morta a coices de cavalo) passando a explorar petróleo. E em se tornando
rico, houve por bem novamente tentar furar os nossos olhos, e tomar na “mão
grande” a nossa mulher - minha e do Bick. De novo não levou. Ele,
que já “bebia todas”, com o novo fracasso foi domiciliar-se em
definitivo na garrafa.
Nesse filme o olhar
da Liz estava uma estupidez. Talvez porque o início da produção tenha ocorrido
pouco depois dela ter se tornado mãe pela primeira vez e a maternidade tenha
conseguido dar ainda mais luminosidade à luz; o céu tenha perdido para sempre
as nuvens, e Atlântico e Pacífico tenham se dessalinizado. E que me perdoe a finada pelas
modestíssimas comparações.
Elizabeth Taylor é
dona de vários suspiros que todos demos. Não era, entretanto, de namorar no
banheiro, lugar cativo da senhorita Brigitte Anne-Marie Bardot, além de outras
trinta e cinco menos votadas. Liz não deveria ter as pernas da Marlene
Dietrich; o corpo da Sophia Loren; certamente não tinha os seios da Uschi
Digard (Ah, não sabe quem é Uschi Digard. Melhor, mais me sobra); E nem era
cachorra como a senhorita Margarita Carmen Cansino, que quando se apresentou a
nós já fumava muito e se chamava Rita Hayworth; Não era o "mais belo animal do mundo",
como disse certa vez da piriguete-retrô Ava Gardner, o poeta Jean Cocteau,
aquele animal. Não. Liz era um
raio de luz, sequer deveria pertencer a este mundo. E duvido que alguém, além
de seus vários maridos tenha contemplado seu corpo. Não deveria ser lá essas
coisas, mas isso não importa.
Liz gostava
mesmo era de casar e isso fez bastante. “A felicidade está em colecionar
amores”, repetia (mas também colecionava brilhantes). Com Richard Burton,
no entanto, foi reincidente específica.
Também casei
bastante, nenhuma vez com ela. Mas sabe-se lá o que haveria de ter acontecido
conosco caso ela frequentasse os bailes da Reitoria.
(*) Rock Hudson e Liz Taylor tornaram-se muito
amigos, depois da descoberta por ela da homossexualidade do galã, que morreu em
decorrência de complicações com a Aids, em 1985. A partir de então, a musa
mostrou que não basta ser bela nem boa atriz para ser musa. Passou a auxiliar a
(American Foundation for AIDS Research). Mais tarde criou a sua própria
fundação para o mesmo fim, a ETAF
(Elizabeth Taylor Aids Foundation), a quem doou um anel de diamantes e esmeraldas. A
joia, com uma pedra de sete quilates e 12 diamantes lapidados em formato de
pera, fazia parte da coleção particular da atriz.
Jair Portela, Filho de Ramão e Ernestina Portella, pai de Juliano, Brunno, Gabrielli e Igor,
quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018
À TERRA QUE EU CHAMEI DE SANTA
Eu nasci onde o sol se põe. Na terra onde os
campos não tinham fim e o horizonte era logo ali; tudo é logo ali quando se
sonha. Alcançaríamos o horizonte quando quiséssemos. Quando eu cresci, lá
onde nasci, havia mais pedra que asfalto, mas muito mais pasto que pedra.
Não só lá, mas o mundo impermeabilizou suas ruas
de preto, e isto, na contrapartida de fazer com que cada uma vire um rio em
tempos de chuvarada, deixa a vida melhor para quem não anda mais de carro de
boi, carroça e cavalo. Como era, quando e onde eu nasci. Quando fui apanhado
pela vida.
Onde eu nasci, o calor queimava no verão, mas e
daí? Não haveria de faltar uma sanga, um olho d’água ou um rio onde pudéssemos
mergulhar nossa caixa de Pandora, esta com muitas coisas mais penduradas na aba
do que simples esperanças.
O inverno era frio. Mas um frio tão intenso que
os cabelos do campo, que na primavera nos enchiam os pés de rosetas,
envelheciam, ficavam grisalhos, duros e úmidos de geada. E quando os pais
sentenciavam especulantes “se essa
geada levantar com vento...”. Vermelhavam bochechas e narizes, cortavam
orelhas, e ai passavam a ter mais graça as brincadeiras a beira do fogão a
lenha. E como era terrível dobrar numa esquina de sentido norte-sul, ou
vice-versa.
Mas porque todos em algum momento precisam
apanhar a vida, fui correr atrás do nascente. Viajei um dia inteiro na
contramão do sol, até que fui viver onde ele nasce. Lá terminei o longo ciclo
de me fazer homem. Lá não encontrei mais campos nem pedras. Só ruas impermeabilizadas; já
não havia mais carro de boi; e campos e pedras já não me faziam tanta falta.
Cresci, multipliquei e iniciei o lerdo
caminho de quem desce a lomba da plenitude. Conformei-me para o meu sempre,
acordar com o sol, nos perdermos durante o dia, e no fim, ele me apanharia onde
eu estivesse e me deixaria em casa. Depois seguiria adiante para dormir
com aquela que apelidei de santa e no dia seguinte voltaria para me acordar.
Coisa de pai. Os guris da terra onde nasci se dizem filhos do sol. Talvez seja
por isso.
Mas um pouco sempre fica no
partidor. Lá, onde o sol se põe, um pouco de mim ainda assombra os campos,
mesmo que haja poucos; as ruas pedregosas, mesmo que não haja tantas, e as
velhas casas, arrastando correntes douradas inocentes, do bem, para trazer de
lá seus cheiros. Que importância tem se no lugar dos campos e casas haja hoje
prédios enormes e modernos? A terra é revirada para que se revigore e cumpra
sua missão de transformar, mesmo assim não sai do lugar. Pouco importa o que
fizeram sobre as nossas primeiras pegadas. Nada vai tirá-las de lá, porque elas
estão tatuadas no universo em seu conjunto, e na nossa memória mais afetiva.
É bom vez por outra andar no
sentido do sol. É como sair dos álbuns para as calçadas, a fim de corrigirmos
as fotos. Aí sim, com certo lamento pela brutalidade cronológica do “fotoshop”
natural.
Mas o “sempre”, como lugar é uma incógnita. Mais
ou menos como o horizonte dos campos sem fim de onde eu nasci. Chegar lá não
deve ser uma promessa, mas representar uma esperança. E assim, tendo um dia
acordado com ressaca de destino contrafeito, vi o sol nascer e decidi que era
hora de seguir de fato o seu rastro. Saímos separados, mas chegamos juntos onde
ele se põe, e de tanta paz encontrada devo ficar com sono por aqui mesmo.
A saudade de vê-lo nascer cheio de nervos
existe. Querer vê-lo meio sim, meio não, entre um copo e outro; entre um papo e
muitos outros; entre ruídos de carros, risos e sons de cordas, e de vê-lo
vermelho e com a água pela cintura no grande estuário, me enche os pés de asas.
São coisas para fazer
na contramão do dia, mas só quando a inquietude passar da conta. Lembrando que
saudade é um lugar incerto, onde todas as ruas se chamam Transformação
Jair Portela, Filho de Ramão e Ernestina Portella, pai de Juliano, Brunno, Gabrielli e Igor,
terça-feira, 6 de fevereiro de 2018
UMA VEZ...
acarinhe
Olhe fundo nos olhos, como se fosse a última vez;Abrace forte, como se fosse a última vez;
Beije; beije como nunca, como se fosse a última vez;
Peça perdão e perdoe, como se fosse a última vez;
Ria largamente, à finitude, como se fosse a última vez;
Coma, beba o mais e o melhor como se fosse a última vez.
Arrisque tudo, como se fosse a última vez,
Ponha o melhor de si em tudo, como se fosse a última vez,
E, pela última vez encare-se, não se arrependa nada.
Assim, caso não seja a última vez,
Você terá vivido ao menos uma vez, da forma que sempre quis.
E, pela última vez encare-se, não se arrependa nada.
Assim, caso não seja a última vez,
Você terá vivido ao menos uma vez, da forma que sempre quis.
Jair Portela, Filho de Ramão e Ernestina Portella, pai de Juliano, Brunno, Gabrielli e Igor,
domingo, 28 de janeiro de 2018
CRUCIFICASHOW
Lula vive comparando-se ao Mano. Bueno, eu já me achei parecido com o Richard Gere, até que diminui a ingestão de álcool.
Tenho algumas fotos do Mano e não me parece que fisicamente, haja similaridade. O Mano era magro, quase subnutrido, em face da dieta rigorosa, de baixa caloria. Pão com peixe não alimenta ninguém, muito em especial para quem é dado a longas caminhadas, um pouco descansando sentado a beira do caminho, outro pouco montando um ainda mais subnutrido burro. Ok, vez por outra um pilequinho de vinho para desestressar, mas nada que o alcunhasse de cachaceiro vagabundo. Depois, o Mano era firme em seus propósitos. Era pobre convicto, não ganhava nada e o que tinha dividia com todos. Talvez fosse socialista. Por outro lado, maledicentes dizem que pegava uma aqui, outra ali, mas não provam, e não consta que tenha dado uns "pegas" em alguém, em troca de cargo na sua caravana de miséria.
Já Luiz Inacio não. É gordo e são de lombo, foi pobre, mas não se lembra, também não se lembra do quanto ganha, nem de onde vem o que ganha (ele não lembra porque não é obrigado a gerar provas contra si), e é socialista familiar, ou seja, divide tudo com a família. Vez por outra aparece pescando, mas de iate. Também bebe vinho, bacudo, mas não aquele que foi pisado por pés com frieira, fermentado no porão do barracão, gerando um garrafão tosco. O dele, se nem português fala, imagina hebraico. Romaneé-Conti tá bom pra vocês? Viajar ele viaja. Percorre longos caminhos, mas de jatinho. Até lembra o que é um jegue. Quando criança tinha um, cujo nome era Militante. Ah o Militante... Como era bom de monta o Militante! E não “emburrava”.
Mas Lula quer ser igual ao Mano. Ô se quer! Mesmo não sendo dado a sacrifícios. Invejosos dizem que o único sacrifício que fez foi arrancar o mingo da mão esquerda, afinal é destro, e o mingo da canhota só faz falta para coçar o ouvido. No entanto, à época, isso dava lucro, e com o tempo virou marca.
Do lado de cá, como sempre fui beliscado pelo mercado, penso no acontecimento que seria o ápice da “Paixão do Lula”, quando por fim seria sua consagração. Um evento digno de Planeta Atlântida, Woodstock, sermão do Chico na Basílica, GreNal... Essas coisas.
A chamada: CRUCIFICASHOW, LULA É O MANO! Ou Je suis, que tá na moda. (Vai ver foi aí que se deu a confusão: Lula deve ter visto algum cartaz no ABC com essas palavras “JE SUIS LULA”. Je suis... Jesuis, manja?... Enfim).
Faço questão de cuidar do cenário. A coroa de espinhos poderia ser espinilho trançado com tuna, ou uma coisa mais clean, ou mais arrojada, como arame farpado inox da Concertina. O martelo Tramontina; pregos em aço inox da Gerdau (atenção patrocinadores!!). E as vestes, naturalmente vermelhas, essas sim poderiam ser de panos simples, mas que de certa forma lincassem o protagonista às suas origens. Um tafetá infestado das Casas Pernambucanas já estaria de bom tamanho (lembrando que Lula é pernambucano e tal). A cruz, entretanto, seria de mogno. Um mimo confeccionado com carinho pela equipe de José Stédile, que não só fabricaria o monumento, como a carregaria com seu líder, abanando e molhando seus lábios com água Perrier, durante o percurso da São Silvestre. Depois eu passo o roteiro para eles discordarem.
Imagino a abertura com Pablo Vittar e Anitta cantando o hino do Corinthians, e no gran finale, uma miada chorosa com a dupla sertaneja Poncio & Pilatos, tendo ao fundo um telão mostrando flashes do filme “Squid the son of Brazil” (Lula o filho do Brasil). O local? Ah, sim. Poderia ser na Paulista, frente a Fiesp.
Mas o protagonista deveria estar só para que proferisse suas últimas palavras: “Pai, eles não fabem o favem...” Mesmo porque, no meio de dois ladrões seria formação de quadrilha.
Jair Portela, Filho de Ramão e Ernestina Portella, pai de Juliano, Brunno, Gabrielli e Igor,
sexta-feira, 19 de janeiro de 2018
PÃO E CIRCO
Desde a formação do império romano existe a
tática de servir ao povo o pão recheado com circo. Lá, o populista Imperador
Otavio Augusto concentrava o poder e flertava com meia dúzia de puxa-sacos das
elites, a fim de garantir e expandir apoio. E claro que com estes se comprometia,
mas e daí? Quem peitasse o imperador seria escalado para um rola-rola sem
regras na arena dos leões.
Por aqui, a
demonização da família Marinho também é antiga. Vem desde os tempos do
companheiro Leonel (ele que também vinha de longe). Mas, puxa vida, eu dei fim
a minha teoria da conspiração quando decidi que não haveria de ser a telinha
global, com meia dúzia de caras engravatados a fazer com que suas versões,
eventualmente contrárias as minhas, redirecionassem meu cérebro. Não, não. Aprendi
a pensar certo e errado; e agir por minha conta, certo e errado.
Vem aí mais um
BBB, e com ele a pilha de comentários, justos é verdade, mas com o fito de
garantir aos comentaristas seu próprio padrão cultural. Que o BBB é um besteirol não se discute. Compatível
a outros tantos de horário nobre, mas daí a transformá-lo no grande vilão dos
costumes e da família brasileira, já acho forçação de barra. Aí, penso ser, a sublimação
do politicamente correto. Ora, estamos falando de TV aberta. O controle remoto
está na nossa casa, e me consta que por mais erma que seja a região; por piores
serviços públicos e sociais que tenha, sempre haverá no mínimo dois canais a
disposição do povo.
(Sei de
lugares, no entanto cara-pálida, onde a TV exibe a programação estatal e no
controle remoto (se é que já chegou por lá este artefato) só funciona o on e o
off. Que tal assim? Tem um logo ali, acima da linha do Equador).
Ora, eu
procuro canelas mais duras para bater. A corrupção descarada e impune, por
exemplo; a classe politica “merdificada”; os três poderes da república
instalados abaixo do fiofó do cachorro, etc...Também pouco tem adiantado
espernear, mas vejo mais ato cidadão nesse grito contra a horda de hunos que
nos comandam, do que esse de ficar puteando a TV, só porque ela é uma bosta e
coisetal. Temos a opção de nos alienarmos pelas redes sociais, ou assistirmos
um filme ou série, ler, ou apenas conversar em família (ops! Mas que coisa mais
antiga!).
Por princípio, sou contra qualquer cerceamento de liberdade. O fato de há alguns anos termos começado a fiscalizar a imprensa considero saudável, apenas acho inconveniente a patrulha excessiva. Inconveniente e perigosa.
Enfim, algumas
certezas me movem, e uma vem a calhar para o momento: se nos deixarmos
escravizar por qualquer tipo de mídia, a culpa nunca será do algoz, e sim da inércia
onde deitamos a nossa capacidade de raciocinar.
Como no
sistema presidencialista o poder decisório continua na mão do Imperador, digo
presidente, que continua flertando (e cooptando) com algumas oligarquias para
ganhar apoio, azar o nosso que não sabemos escolher aqueles que irão decidir
por nós. Na contrapartida, estes haverão de ficar mais ricos e o governo mais
comprometido. Até já conseguiram transformar a inocente militância em torcida
organizada! E sabemos que torcida é paixão, e paixão é cega.
Quanto aos
pobres... Dê-lhe bolsa família e dê-lhe BBB. Pão e circo, válido para o Império
romano e para o Brasil. É o sistema “quero-quero”,
canta longe do ninho para desviar o foco.
Jair Portela, Filho de Ramão e Ernestina Portella, pai de Juliano, Brunno, Gabrielli e Igor,
quinta-feira, 30 de novembro de 2017
OS PROSCRITOS
Campeão legítimo,
incontestável! E o que é melhor: com a
redenção dos proscritos.
Fui defensor de
primeira hora de Marcelo Grohe, quando lhe coube substituir Dida e Victor.
Capitulei ante os vacilos dele durante um tempo. Neguei Marcelo três vezes
antes de o frango cantar, até que nos deu uma Copa do Brasil, matando o Furacão
nos pênaltis, e quase nos deu o hexa, não fosse a incapacidade gremista na cobrança
de penalidades. Nessa Libertadores, Marcelo fez história, juntando-se a mitos
de todos os tempos, proporcionando verdadeiros milagres. A Marcelo Grohe o
Grêmio deve o tri campeonato da Libertadores.
Mas o Grêmio também
deve a Bressan, o amaldiçoado Bressan, que colocado na fogueira por duas vezes
neste ano, mostrou que acima de tudo é um profissional da mais alta categoria,
destemido e bravo, ciente de seus limites. Na final lhe coube substituir nada
mais, nada menos que a base da pirâmide, sem que fosse percebido: Kannemann, um
achado, mas que demonstrou desde o início o porquê a direção gremista tanto
lutou para trazê-lo. Esse argentino deu a
Geromel o que Geromel precisava para mostrar o grande zagueiro que é. Bressan
está redimido, embora vá ser sempre, caso fique no Grêmio, um estepe de confiança.
Devemos, o Grêmio e
eu, um obrigado especial ao pequeno gigante Ramiro. Dele nunca esperei
brilhaturas, passes precisos ou lançamentos que até faz, nem gols, que até faz, ou
assistências, que também faz (ontem premiou novamente Barrios, mas este... Bem).
No entanto, Ramiro se movimenta por todo o campo, ataca, defende; em função do pulmão
privilegiado não lhe custa ser auxiliar de lateral, auxiliar do meio campo;
auxiliar do ataque e auxiliar do técnico. É uma pequena liderança que se impõe
pela fibra. Não é à toa que é titular com todos os técnicos com quem trabalha. Ninguém
carrega o piano com tanta facilidade e desprendimento.
Fernandinho é um caso
a parte. Talvez só Renato confie nele. Mas confia e sabe por que confia. Ontem
vimos. Taticamente foi perfeito, e decisivo na hora de finalizar.
Por fim Luan. Ora,
como não gostar de Luan? Mas tem quem não goste, talvez pelo seu jeito
indolente de se movimentar. E afinal,
futebol também é uma questão de gosto. Mas como se movimenta! Tudo passa por
ele! Sempre que leio críticas a respeito disso, me lembro do Ademir da Guia, maestro
da grande Academia do Parque nos anos 60, guardadas algumas proporções. Luan é um grande jogador. Fundamental para que
as coisas na linha de frente do time aconteçam. O gol que fez na final, com calma e classe, só é possível para pessoal de turma especial.
Esses já estão na
galeria de heróis imortais, e que jamais serão esquecidos. Mas tudo isso
devemos, o Grêmio e eu, a essa figura carismática chamada Renato Gaúcho. Também
tem quem não goste dele, que o ache isso e aquilo. Algumas vezes também cheguei
a contestá-lo, baseado em seus desempenhos pretéritos. Pois bem: Renato cresceu.
Ele e Grêmio são unha e carne; espírito e matéria. Faça-se a estátua imediatamente
e arranje-se um espaço para ele na letra do hino tricolor. Renato é o novo Lara.
Este texto é dedicado
aos proscritos, mas qualquer coisa que se escreva sobre o Grêmio, não tem como
deixar de citar Arthur. Que jogador é esse?
Jair Portela, Filho de Ramão e Ernestina Portella, pai de Juliano, Brunno, Gabrielli e Igor,
terça-feira, 7 de novembro de 2017
TRÁGICA BINÁRIA
Em principio não vou me deprimir. Não que esteja imune
a essa doença que é grave e cujos resultados são sempre imprevisíveis. Penso
que tenho boas forças para resistir, face às ricas reservas de afeto que ainda
me restam, vitaminadas pelo que recebo.
Mas nunca se sabe. É desanimador estar vivo para ver o
quanto e como evoluímos. Evoluímos sim. O rabo do cavalo também evolui.
Termos crescido em inteligências e seus recursos
acessórios, aperfeiçoamos nossos monstros latentes, mas parece que o que dá
mais prazer mesmo é a produção da morte no sentido bárbaro. Ver pessoas
explodindo, vitimas de artefatos empíricos; pessoas metralhadas nos paredões
livres das ruas, ou esmagadas sob as rodas de um prosaico veículo utilitário.
O terrorismo que assusta a Europa e o EUA, não ficará
somente por lá. É um mal que se espalha em metástase pelo mundo. Breve
estará entre nós, e aqui encontrará campo fértil para suas ações: um país à
deriva, fronteiras franqueadas, Forças Armadas deliberadamente esgualepadas, e uma carência
sem precedentes de comandantes. Virão para coadjuvar com as guerras civis
urbanas nossas de cada dia. Mas que tomem tento. No método de massacres com
caminhões, nossos números são incomparáveis.
O terror tem a sua rotina binária: matar e morrer. De
nossa parte, entretanto, o politicamente correto, baseado nos preceitos e
princípios dos direitos humanos, precisamos prendê-los, e com cuidados porque
antes da prisão tem o exame do corpo de delito; julgá-los e se condenados,
trancafiá-los. Mas há chicanas, como sursis, habeas, e se tudo der errado tem o
benefício da progressão. Como a maioria é jovem, quando voltarem às ruas terão
muita saúde e raiva para aniquilar ainda algumas centenas, antes de explodirem-se.
Por tudo isso, penso que terrorista não deveria ser
preso, mas executado no flagrante. É um ser cuja matéria é treinada para a
binária trágica citada, e sua alma já foi encaminhada ao inferno no processo de
iniciação fundamentalista. Preso, ele
não serve para nada, a não ser realimentar-se de ódio, às custas de suas
prováveis vítimas.
Por aqui estamos levando um vareio da turma do joio,
que muitas vezes pode viver ao nosso lado, que sabemos quem é, mas nem
desconfiamos de seu potencial ofensivo; que vem e vai às prisões
aperfeiçoar-se, até que esteja pronto e nas ruas ostentando a máscara do
verdugo.
Aqui não precisamos dos outros, mas eles virão.
Não podemos dar-lhes o remédio social adequado,
portanto, porque estamos subjugados pelas barreiras inocentes que nós mesmos
criamos. Contra a guerra suja, sem escrúpulos ou limites proposta por eles, a
nossa deve ser ética. Afinal, somos civilizados. Mal comparando,
continuamos acreditando que David derrubou Golias a “pombaço”.
Não vou me deprimir, acho que não, mas o que o mundo
deprime é uma verdade insofismável. Sempre fomos bárbaros, e a nossa trágica
história humana está ai para quem quiser comparar seus tempos e seus métodos de
extermínio.
Isso tudo, entretanto, o terror e as guerras, é
somente a ponta-de-lança do sistema. A origem de tudo; quem espicha o estopim;
o cérebro da catastrófica indústria de mortes não suja as mãos, não embarra os
pés e não respira pólvora. Apenas conversa, faz acordos e assina papéis.
E alguns ainda rezam e mandam matar, em
nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Jair Portela, Filho de Ramão e Ernestina Portella, pai de Juliano, Brunno, Gabrielli e Igor,
sábado, 7 de outubro de 2017
PASSAGEM DE TEMPO
"Devo ter chorado na infância, mas juro, não me lembro. E hoje... Que o Velho me poupe motivos"
Quando a gente completa cinqüenta anos convém uma pausa para reflexões. Meio século não é pouca coisa. Mas, que diabos, diferente do que era completar cinqüenta anos, cinqüenta anos atrás, hoje somos jovens senhores com um bom metro de tempo para viver.
Já nos sessenta, nos dizem que passamos a viver no amarelo piscante. Todo cuidado é pouco. Há sessenta anos, ter sessenta era ter idade de vovô longevo, não muito mais que isto, com direito a pantufas, cadeira de balanço, mimos e rabugices. Hoje não. As facilidades, o crescimento cultural e os cuidados da vida moderna, fazem com que sejamos sexagenários “envelhecentes” de academia, disputando espaço com “bombadões” formados a ferro, ou a base de sofismas químicos.
É bom ultrapassar essa barreira. A alternativa me parece bem pior, mas como vamos saber? Meus amigos, conhecedores por esperança e fé de outros planos, me dizem que quem morre vai para um lugar melhor. Contraditoriamente, no entanto, dão um duro danado para não serem chamados pelo Criador para a última sabatina. Todos preferem uma inhapa, à simples troca de nível.
Eis mais uma passagem de tempo. Com ela o refluxo de um lamento antigo pela mãe que se foi ainda menina, pouco mais que isso. A cada passagem destas, por melhor que tenha elaborado a perda, me surpreendo pensando à toa. Perco os olhos por ai, buscando o esboço mais preciso da mulher que nunca esqueci, mas que não tem mais forma própria. Seu jeito se confunde com o de todas essas que vieram e foram da minha vida, e o dessas outras tantas que ficaram aconchegadas no meu desarranjado berço edipiano.
Minhas festas em família sempre acusaram essa a ausência. Do olhar materno; do amor que a mulher dedica ao filho, seu homem definitivo na obra mágica em que brinca de ser Deus. Faz falta a torta de bolacha sabor-mãe e seus jeitos de enfeitar a mesa. E mais lamento por não ter tido a chance de vê-la enchendo os balões da festa com os netos e bisnetos que começaram a chegar. É dela, que papai do céu chamou ainda com idade de filha, que mais me lembro nesses dias.
O preto com que o Criador pintou as minhas passagens de tempo veio paulatinamente desbotando, acompanhando o tom dos cabelos. E o tempo... Este desmanchou a camada espessa da dor. Já não sofro tanto com isso, embora o bichinho da rã-rã me engasgue por alguns segundos, enquanto busco fôlego para assoprar velinhas. Afinal, já são sessenta e tantas.
E eu sei, por esperança ou por uma fé que nem sei se tenho, que em algum lugar do cosmo ficou dela uma energia boa conectada ao meu destino. E sou, ou me sinto iluminado pelo mesmo rastro de luz que a trouxe, mas que a levou de volta assim, cheio de pressa, como uma estrela ascendente.
Já nos sessenta, nos dizem que passamos a viver no amarelo piscante. Todo cuidado é pouco. Há sessenta anos, ter sessenta era ter idade de vovô longevo, não muito mais que isto, com direito a pantufas, cadeira de balanço, mimos e rabugices. Hoje não. As facilidades, o crescimento cultural e os cuidados da vida moderna, fazem com que sejamos sexagenários “envelhecentes” de academia, disputando espaço com “bombadões” formados a ferro, ou a base de sofismas químicos.
É bom ultrapassar essa barreira. A alternativa me parece bem pior, mas como vamos saber? Meus amigos, conhecedores por esperança e fé de outros planos, me dizem que quem morre vai para um lugar melhor. Contraditoriamente, no entanto, dão um duro danado para não serem chamados pelo Criador para a última sabatina. Todos preferem uma inhapa, à simples troca de nível.
Eis mais uma passagem de tempo. Com ela o refluxo de um lamento antigo pela mãe que se foi ainda menina, pouco mais que isso. A cada passagem destas, por melhor que tenha elaborado a perda, me surpreendo pensando à toa. Perco os olhos por ai, buscando o esboço mais preciso da mulher que nunca esqueci, mas que não tem mais forma própria. Seu jeito se confunde com o de todas essas que vieram e foram da minha vida, e o dessas outras tantas que ficaram aconchegadas no meu desarranjado berço edipiano.
Minhas festas em família sempre acusaram essa a ausência. Do olhar materno; do amor que a mulher dedica ao filho, seu homem definitivo na obra mágica em que brinca de ser Deus. Faz falta a torta de bolacha sabor-mãe e seus jeitos de enfeitar a mesa. E mais lamento por não ter tido a chance de vê-la enchendo os balões da festa com os netos e bisnetos que começaram a chegar. É dela, que papai do céu chamou ainda com idade de filha, que mais me lembro nesses dias.
O preto com que o Criador pintou as minhas passagens de tempo veio paulatinamente desbotando, acompanhando o tom dos cabelos. E o tempo... Este desmanchou a camada espessa da dor. Já não sofro tanto com isso, embora o bichinho da rã-rã me engasgue por alguns segundos, enquanto busco fôlego para assoprar velinhas. Afinal, já são sessenta e tantas.
E eu sei, por esperança ou por uma fé que nem sei se tenho, que em algum lugar do cosmo ficou dela uma energia boa conectada ao meu destino. E sou, ou me sinto iluminado pelo mesmo rastro de luz que a trouxe, mas que a levou de volta assim, cheio de pressa, como uma estrela ascendente.
Jair Portela, Filho de Ramão e Ernestina Portella, pai de Juliano, Brunno, Gabrielli e Igor,
terça-feira, 6 de junho de 2017
UNIVERSO EM DESENCANTO
Nos românticos anos 70,
Khalil Gibran emoldurava algumas conversas de bar, depois fazia trilha sonora em
vozes cansadas, apaixonadas, em momentos que vagavam interpostos entre o uísque
e o cigarro. Lembram-se das três melhores coisas da vida? Eram, nessa ordem, um
uísque antes e um cigarro depois. Quem não sabe do que se trata pergunte ao avô.
Quem não lembrar, urge uma consulta.
Parecia não serem necessárias
tantas coisas para sermos felizes. Mas era assim mesmo, e aqui entram os outros
três componentes fundamentais daquele processo lúdico: juventude, saúde e um
sonho. Ou vários. Nem havia cabeça suficiente onde coubessem tantos.
Nessa época topei com um
cidadão, ou melhor, com uma parte dele: Manuel Jacinto Coelho e sua Cultura
Racional.
Era um visionário, gênio para
alguns, enlouquecido para outros. E como naquela época minha vida era fundista,
ou seja, buscava viver 100m em menos de 10’, nem me detive nos detalhes mais
profundos de sua obra. Tratava-se de viagens filosofais dispostas em mil
livros, que ele chamou de Universo em Desencanto. Mas li alguma coisa, o
suficiente para nunca mais esquecê-lo, porque no fundo, a despeito das viagens
propostas como não filosóficas, mas sim, extremamente filosóficas, percebi no raciocínio,
guia e deus do que ele propunha, o melhor fator para o equilíbrio pessoal.
Bueno, tendo a pensar que
todas as coisas se complementam, portanto, e em tese, não sou contrário a nada.
Até me contrariar, coisa que tenho feito muito e amiúde. Mas ainda há em mim espaços
para Jacintos e cristãos.
Ultimamente tenho pensado nele.
No entanto, muito mais pelo nome de sua obra do que propriamente por seus
conceitos.
Porque universo em desencanto
é o retrato fiel do momento em que vivemos. Estamos deprimidos como sociedade;
estamos esgotados de esperanças. A luz que buscamos no final do túnel... Que
luz? Que túnel, se estamos soltos e compungidos nesse universo perdido que
produzimos em nome, entre outras coisas menos nobres, da liberdade? Essa guerra
silenciosa, suja e sem ogivas que nos é imposta; que mata mais lentamente; que
mata por depressão e desencanto é ainda mais criminosa do que as ancestrais que, por sistêmicas, já estamos acostumados. Essa mata em escala, pulveriza
culpas e nos joga sadicamente no carrossel trágico de Dante,
E sempre nos picos desses momentos,
antes apenas vagos, me ocorre lembrar também de Dante Alighieri, aquele que
sabia tudo sobre comédia e tragédia, mas muito em especial de inferno.
Não há “Esc” e não há “Control
z” para que possamos recomeçar. Mesmo porque, mal sabemos em que parte do texto
da nossa história estávamos quando bifurcamos.
Um novo começo é impossível;
um novo encaminhamento ao fim, até pode ser feito, mas aí, bacudo, faltam boas tintas;
falta mão com traço firme para um desenho confiável. Desenho sim, uma vez que não
entendemos o que estava escrito. E talvez aqui esteja o furo da bala: não nos
ensinaram a ler adequadamente, e depois não buscamos aprender, a fim de que
pudéssemos decifrar a bula da vida antes de usá-la, especialmente na parte que
toca aos efeitos colaterais.
Há que ser desenhada e construída
uma nova arca; há que ser pensada e desenhada uma nova vida. Perdemos.
E por fim, posso estar me
referindo ao Brasil ou ao mundo e suas diversidades, mas também posso estar
falando unicamente de mim e do meu desencanto como raça.
Jair Portela, Filho de Ramão e Ernestina Portella, pai de Juliano, Brunno, Gabrielli e Igor,
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